quinta-feira, 21 de maio de 2009

História da Arte no Século XX

A Arte na primeira metade do Século XX

O início do século XX ampliou as conquistas técnicas e o desenvolvimento industrial do século anterior,mas foi marcado também por vários conflitos políticos.

O Expressionismo - Teve origem entre 1904 e 1905 na Alemanha; buscava relatar as inquietações do ser humano do início do século XX.

Fauvismo - caracterizou pela simplificação das formas e pelo emprego das cores puras. As figuras fauvistas são apenas sugeridas e não representadas de modo realista.

Cubismo - representam os objetos como se estivessem abertos. Com o tempo o Cubismo evoluiu de modos diferentes ,até chegar a um ponto em que se tornou impossível reconhecer qualquer figura retratada.

Abstracionismo - caracterizou pela ausencia de relação imediata entre as formas e as cores representadas e as formas e as cores reais.

Surrealismo - foi um movimento de literatura e das artes plásticas que começou na França em 1924, sob a liderança do escritor André Breton. Para os surrelaistas a obra resulta como as imagens dos sonhos.

Futurismo - os futuristas valorizavam o futuro. Procuravam a expressão do próprio movimento, usavam linhas retas e curvas e cores que sugerissem velocidade.

Arquitetura - primeiras obras arquitetônicas mais inovadoras foram os 'arranha- céus'.

A fotografia e o Cinema - A 1ª exibição do cinema foi em 1895 pelos irmãos Lumière.

Modernismo - Nesse contexto de grandes mudanças sociais começou a se desenvolver uma nova arte brasileira.

A Arte na 2ª Metade do Século XX
No início da 2ª metade do século XX os centros urbanos europeus já estavam bastante recuperados dos danos causados pela 2ª Guerra Mundial, e a economia norte americana crescia.
Ganharam força inicialmente dois modos de expressão artística: a Op Art e a Pop Art.

Op Art- Obras em que figuras geométricas, em preto e branco ou coloridas, são combinadas de modo a causara no observador sensações de movimento.
Pop Art - "arte popular", se desenvolveu na decada de 60. Sua proposta era eliminar quaisquer barreiras entre a arte e a vida comum.

A Moda no Século XX
Houve uma multiplicidade de vestimentas,de acordo com o próprio gosto: cada um pode decidir sobre sua aparência como em nenhuma outra fase da história.
O aparecimento de fibras sintéticas também causou uma verdadeira revolução no mundo da moda, e o surgimento de certas atitudes, como o culto ao corpo, determinou mudanças radicais no modo de trajar.
(Tambini - 2008)

Anos 60 a Década das Revoluções
O mundo aceita e adota a moda informal; as mulheres usam minissaia, tomam pílula, o feminismo esta em alta e a magreza começa a virar ícone de beleza.
Arte, tecnolgia e moda se cruzam. Os Anos 60 entra para a história da humanidade como a década da transformação, da revolução e da inovação.


Bibliografia:
Descobrindo a história da Arte - Graça Proença
Design do Século - Michael Tambini

Nenhum comentário:

Postar um comentário